
Em momentos como esse de crise, quem realiza um planejamento orçamentário consegue identificar com mais facilidade as oportunidades de redução e otimização de gastos, enfrentando um cenário desafiador de forma sustentável e saudável.
A participação dos gestores neste processo, é o que chamamos de orçamento colaborativo por não ser planejado apenas elaborado pelos diretores e sócios da empresa.
O gestor, ao elaborar o orçamento deve prever as receitas e as despesas que terá no futuro para planejar onde, quando e quanto de dinheiro será necessário para alcançar seus objetivos em cada período. Isso se trata de gestão orçamentária.
CONFIRA 3 SINAIS DE QUE A SUA EMPRESA PRECISA DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA REALIZAR A GESTÃO ORÇAMENTÁRIA:
– Gastar mais do que recebe, ocasionando problemas de liquidez;
– Não honrar com pagamentos de terceiros no futuro, risco de endividamento;
– Perder lucratividade ao longo do período.
– Não possuir fundo de emergência para períodos de crise
Você se identificou com algum desses fatores?
Vale ressaltar que a participação de todos da equipe é importante no desenvolvimento do orçamento empresarial, pois fornece uma visão geral da saúde financeira de empresa, e torna a equipe engajada em torno do planejamento empresarial.
No comment yet, add your voice below!