
Você considera o percentual dos impostos no seu produto?
Essa é só uma das várias questões que perpassam a precificação de um produto/serviço, se forem desconsideradas, irão sair do seu bolso ou diminuir o lucro da empresa.
O que é o Markup?
Markup é uma metodologia de precificação com base no custo. Seu cálculo é muito prático, por isso ele é muito utilizado. O Markup garante que o preço final do produto cobrirá todas as margens de custo fixos e variáveis e que cada produto terá uma margem de lucro adequada.
Já a Margem de Contribuição, ou ganho bruto, representa o quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas fixas e ainda gerar lucro. Com base nisso você pode calcular a quantidade mínima de produtos que precisará vender.
Objetivo e benefícios do Markup
O objetivo principal de utilizar o Markup é poder precificar o seu produto e/ou serviço de maneira que sejam sanadas todas as necessidades do negócio.
Ou seja, o preço de venda é definido de maneira que cubra todos os custos e despesas para aquisição ou produção de seu serviço ou produto.
Processo de cálculo do Markup
Para realizar o cálculo do índice de Markup a ser aplicado na precificação, é preciso conhecer os seguintes elementos:
Fixas (DF), que não são diretamente ligados ao produto ou serviço, como despesas administrativas, financeiras, e etc.
Despesas Variáveis (DV), são aquelas ligadas diretamente ao processo de venda, como Impostos sobre o produto, Comissões, etc
Margem de Lucro Presumida (MLP), que é a margem de lucro esperada sobre a venda do produto.
A partir desses três indicadores é calculado o índice markup, que segue a seguinte fórmula de cálculo:
100/[100-(DF+DV+MLP)]
O seu principal benefício está diretamente relacionado ao seu objetivo principal.
Precisa de ajuda para chegar à precificação ideal dos seus produtos? Fale com a gente!
Salvador: (71) 2107-5810
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