Você considera o percentual dos impostos no seu produto?

Essa é só uma das várias questões que perpassam a precificação de um produto/serviço, se forem desconsideradas, irão sair do seu bolso ou diminuir o lucro da empresa.

O que é o Markup?

Markup é uma metodologia de precificação com base no custo. Seu cálculo é muito prático, por isso ele é muito utilizado. O Markup garante que o preço final do produto cobrirá todas as margens de custo fixos e variáveis e que cada produto terá uma margem de lucro adequada.

Já a Margem de Contribuição, ou ganho bruto, representa o quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas fixas e ainda gerar lucro. Com base nisso você pode calcular a quantidade mínima de produtos que precisará vender.

Objetivo e benefícios do Markup

O objetivo principal de utilizar o Markup é poder precificar o seu produto e/ou serviço de maneira que sejam sanadas todas as necessidades do negócio.

Ou seja, o preço de venda é definido de maneira que cubra todos os custos e despesas para aquisição ou produção de seu serviço ou produto.

Processo de cálculo do Markup

Para realizar o cálculo do índice de Markup a ser aplicado na precificação, é preciso conhecer os seguintes elementos:

Fixas (DF), que não são diretamente ligados ao produto ou serviço, como despesas administrativas, financeiras, e etc.

Despesas Variáveis (DV), são aquelas ligadas diretamente ao processo de venda, como Impostos sobre o produto, Comissões, etc

Margem de Lucro Presumida (MLP), que é a margem de lucro esperada sobre a venda do produto.

A partir desses três indicadores é calculado o índice markup, que segue a seguinte fórmula de cálculo:

100/[100-(DF+DV+MLP)]

O seu principal benefício está diretamente relacionado ao seu objetivo principal.

Precisa de ajuda para chegar à precificação ideal dos seus produtos? Fale com a gente!
Salvador: (71) 2107-5810
Muritiba: (75) 3424-2352
Serrinha: (75) 3261-0233
Aracaju: (79) 3302-6338

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *