É por meio das notas emitidas que o Governo fiscaliza as transações e tributa os impostos, então é bom que você sempre emita nota fiscal dos seus serviços e vendas para evitar dores de cabeça. Caso contrário, você basicamente estará sonegando impostos, o que é um crime que prevê prisão de 2 a 5 anos. Além de ter que responder judicialmente e pagar multas, deixar de emitir notas fiscais pode comprometer a imagem da empresa e resultar em inúmeros prejuízos.

Muitas empresas se arriscam ao trabalhar sem emitir esse documento corretamente, fazem isso com o intuito de cortar gastos, mas veja bem: é um barato que pode sair muito caro! Aconselhamos fortemente que você jamais faça isso e vamos explicar ao longo desse post com mais detalhes o que pode acontecer se você fizer.

Razões pelas quais você deveria emitir notas fiscais:

A emissão de notas fiscais tem vários pontos positivos, primeiramente, você poderá ficar com a consciência tranquila de que está agindo de acordo com a lei, já que o ato de não emitir notas fiscais pode se configurar como crime de sonegação de impostos. 

Outro ponto positivo é a economia que você vai ter com multas, pois acredite, sai mais barato emitir e pagar os impostos fiscais do que pagar as multas por não pagá-los, visto que essas multas podem chegar a 75% do valor da nota omitida, ou 20% do valor declarado de forma incorreta. 

É importante, também, fazer a seguinte reflexão: você gosta de garantias, não é? Ao comprar um produto ou contratar um serviço, todos nós nos sentimos mais seguros caso tenhamos alguma garantia sobre aquilo que estamos adquirindo, essa garantia normalmente se dá por meio da nota fiscal. Faça para os outros aquilo que você gostaria que fizessem para você. Essa consideração com o consumidor final ainda irá manter uma imagem positiva da empresa.

E um dos pontos de maior destaque é: você poderá expandir seu negócio com muito mais facilidade! Uma empresa que emite notas fiscais, mantém a boa imagem com o público e está de acordo com a lei nos bastidores, tem mais facilidade na hora de conseguir empréstimos bancários para investir no negócio.

O que poderá acontecer caso você não emitir notas fiscais:

Ao não emitir notas fiscais você estará, basicamente, escondendo do Governo Federal suas operações financeiras, o que impedirá a cobrança de impostos por algo que deveria ser cobrado, ou seja, você estará sonegando impostos, que é um crime que prevê prisão de dois a cinco anos, além de multa. Você não quer arriscar ser preso e ainda assim pagar o que já deveria ter sido pago legalmente, não é?

Além disso, a não emissão de notas fiscais pode prejudicar radicalmente a imagem da empresa, visto que esta não oferece garantia nenhuma de seus produtos/serviços para seus consumidores e fornecedores.

Percebeu a importância de emitir notas fiscais?

Aproveite e acompanhe mais dicas e informações exclusivas em nossas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *